Operação Caronte

PF investiga migração ilegal que pode ter causado morte de brasileira durante travessia para os EUA

Brasileira se sentiu mal antes de chegar nas proximidades da fronteira norte-americana e foi desencorajada a procurar atendimento médico

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
09/10/2024 às 08:20.
Atualizado em 09/10/2024 às 08:21
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas cidades do Vale do Rio Doce (PF/Divulgação)

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas cidades do Vale do Rio Doce (PF/Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Caronte, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Governador Valares, no Vale do Rio Doce, e um mandado de busca e apreensão em Piedade do Caratinga, na mesma região.

Conforme a PF, o objetivo da ação é elucidar o envolvimento de integrantes de um grupo com a migração ilegal de uma brasileira que morreu após a travessia da fronteira do México com os EUA.

"Investigações apontaram que a brasileira se sentiu mal antes de chegar nas proximidades da fronteira norte-americana e foi desencorajada a procurar atendimento médico pelas pessoas envolvidas em sua migração ilegal, vindo a falecer em San Diego, na Califórnia", detalhou a PF.

As buscas realizadas hoje, segundo a PF, visam identificar os integrantes do grupo que promoveu a migração ilegal da brasileira e verificar se existem evidências de que houve omissão de socorro na morte dela, o que pode ensejar em indiciamento dos envolvidos por homicídio.

"A PF alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais", enfatizou em nota a PF. A pena para quem promove a migração ilegal varia de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por