Operação em BH

PF mira desembargador e advogado suspeitos de venderem sentenças para traficantes

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
14/03/2023 às 08:40.
Atualizado em 14/03/2023 às 11:10

(Gabriel Rezende/ Hoje em Dia)

Um desembargador federal de Minas Gerais e o filho dele, que é advogado, são suspeitos de vender sentenças para quadrilhas envolvidas com o tráfico internacional de drogas. Eles também vão responder por lavagem de dinheiro e crimes financeiros. As informações são da Polícia Federal, que faz uma operação na manhã desta terça-feira (14). 

Ao todo, são cumpridos dez mandados de prisão: cinco de prisão temporária e cinco, preventiva. E mais sete de busca e apreensão em Belo Horizonte, que é a base da operação. Outros nove são Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Maranhão, estado natal do desembargador. 

Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por casos envolvendo desembargadores. A ação apura o envolvimento do desembargador e do filho dele com uma organização criminosa que também é alvo de operação nesta terça, em Minas

“De acordo com o que já foi apurado nos procedimentos em curso, apenas em criptomoedas, as empresas envolvidas no esquema teriam movimentado valores que superam os R$ 60 milhões”, disse a Procuradoria-Geral da República (PGR), que conduz a investigação. 

Conforme a PF, caso comprovado os crimes de corrupção ativa e passiva, os suspeitos podem ser condenados a até 12 anos de prisão.

* Com Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por