A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a operação Joio na Rede II, para reprimir a ação de um homem que mantinha imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil na internet. Foi cumprido mandado de busca e apreensão em uma residência no município de Malacacheta, no Vale do Mucurí, expedido pela Justiça Estadual da mesma cidade.
Conforme a PF, as investigações revelaram que o suspeito armazenava imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, com suspeitas de produção pelo próprio autor.
"Durante o cumprimento do mandado foi encontrado material contendo imagens de abuso sexual infantojuvenil, o que levou a prisão em flagrante do individuo pela posse desse material. Conforme a legislação pátria, esse é um crime hediondo", detalhou a PF.
O envolvido responderá pelos crimes de armazenar material contendo cenas envolvendo abuso sexual infantil e estupro de vulnerável e, se condenado, poderá receber a pena de até 19 anos de reclusão.
"A PF alerta ainda aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes", enfatizou a PF em nota.