PF prende nove pessoas suspeitas de fraudar a Previdência Social em Minas e na Bahia

Jefferson Delbem* - Do Hoje em Dia
06/11/2012 às 17:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:56

Nove pessoas foram presas nesta terça-feira (6) em Minas Gerais e na Bahia, suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social. Eles atuavam principalmente na concessão de benefícios previdenciários e do tipo pensão por morte. A Polícia Federal (PF) informou que o prejuízo causado aos cofres públicos deve ultrapassar a pouco mais de R$ 8 milhões.
 
A Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, participaram da execução da operação "Carpie Diem", onde além dos mandados de prisão, foram expedidos 12 de busca e apreensão. Conforme a PF, as investigações começaram em abril do ano passado, após denúncias sobre possíveis irregularidades na concessão de benefícios da Previdência Social.

Foi constatado pela polícia, que a quadrilha se especializou na criação de pessoas fictícias, a partir de registros de nascimento e conteúdos falsos, com o intuito de receber benefícios de recebimento de pensão, configurando os crimes de estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Entre os detidos, está uma servidora da Previdência do Estado da Bahia, que possivelmente passava as informações da instituição aos demais membros da quadrilha.

Carpie Diem

O nome da operação é uma frase em latim, de um poema de Horácio popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento sem medo do futuro, em referência à atuação da quadrilha e ao modo de vida de seus integrantes.
 
*Com a assessoria de imprensa da Polícia Federal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por