
A partir das 10 horas de quinta-feira (31), um trecho a pista exclusiva para ônibus da avenida Antônio Carlos será interditada. O tráfego de veículos será impedido entre as ruas Jequitaí (Hospital Belo Horizonte) e Rio Novo (Complexo da Lagoinha) para obras do BRT, recentemente batizado de Move. Durante a interdição, os ônibus e táxis irão rodar na pista mista.
De acordo a BRTrans, nesta primeira etapa da obra, a intervenção irá ocorrer apenas no sentido bairro/centro. No entanto, na próxima terça-feira (5), os dois sentidos do trecho ficarão fechados ao trânsito. A Sudecap, responsável pela obra, não informou até quando a avenida será interditada para obras.
Ainda segundo a BHTrans, a interdição irá ocupar um trecho de 1,3 km dos 7,5 km de pista exclusiva da avenida Antônio Carlos. Com a implantação do BRT, a expectativa da prefeitura é que a avenida Pedro I também tenha pistas exclusivas para ônibus, totalizando 12 km.
Ônibus
Por causa da interdição, os pontos de ônibus serão transferidos e sinalizados pela BHTrans. Além disso, monitores uniformizados com colete amarelo escrito "Informação" irão orientar os usuários dos coletivos. Haverá ainda opção de desvio sinalizada para os motoristas dos veículos leves que optarem por sair da avenida Antônio Carlos, em ambos os sentidos.
Desvio bairro/Centro:
Avenida Antônio Carlos, rua César Jorge, rua Belmiro de Almeida, rua Popular, rua Araribá, avenida José Bonifácio, rua Formiga, rua Itapecerica, complexo Lagoinha,...;
Desvio Centro/bairro:
Avenida Antônio Carlos, rua Rio Novo, rua Diamantina, rua Formiga, rua Manoel Macedo, rua Itapetinga, rua Aporé, avenida Antônio Carlos.
Transporte coletivo
Serão transferidas 102 linhas, sendo 44 da BHTrans e 58 do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Além disso, sete pontos de ônibus serão criados na pista mista, em ambos os sentidos, para receber as linhas desviadas.