PM deixa de apreender veículos irregulares por falta de espaço em pátios do Detran e da BHTrans

Letícia Alves - Hoje em Dia
22/12/2015 às 07:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:25
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Pátios superlotados impossibilitam novas apreensões de veículos em Belo Horizonte, segundo comandantes da Polícia Militar. De acordo com eles, a situação atípica decorre da intensificação nas operações de fiscalização e da não criação de mais vagas para encaminhamento de motos e carros irregulares. Na capital, são sete pátios sob responsabilidade do Detran e um gerenciado pela BHTrans.

Comandante do Batalhão de Trânsito, o tenente-coronel Cássio Soares afirma que a corporação já teve problemas, principalmente em meados deste ano, por causa da lotação dos pátios. Ele informou que o Detran já teria sido alertado informalmente sobre a questão.

A superlotação também prejudica as operações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). De acordo com o comandante Ledwan Cotta, responsável pela Região Metropolitana de BH, há dias em que não é possível realizar apreensões por falta de espaço. Apenas quando algum veículo é retirado pelo proprietário, outro pode ser encaminhado. “Belo Horizonte carece da abertura de novos pátios para a polícia trabalhar com tranquilidade. Os que temos estão operando no limite”, afirmou.

Ele considera a redução das retiradas pelos proprietários outro motivo da superlotação. Além do pagamento de diárias e taxas de recolhimento, que podem ultrapassar R$ 500 em dez dias, o condutor precisa quitar multas, IPVA e licenciamento atrasados. “Sexta-feira é um problema sério. O proprietário não consegue tirar no fim de semana e o veículo tem de ficar lá para regularizar”, explicou.

Nova lei

A falta de espaço nos pátios também tem impedido o cumprimento da nova lei municipal que determina a retirada de carros abandonados das ruas após dez dias.

Em vigor desde 30 de novembro, a regulamentação não foi suficiente para garantir o reboque de dois carros na rua Carmelita Índia do Brasil, na região do Barreiro.

“Hoje (nessa segunda) foi uma funcionária da prefeitura lá na rua e disse que não teria onde colocar”, contou a aposentada Rose Flausino, de 58 anos. Segundo ela, há pelo menos um ano os veículos estão no local, inclusive acumulando água.

Respostas

O Detran e a BHTrans não esclareceram o total de vagas disponíveis para novas apreensões nos pátios da cidade. A BHTrans informou que a instalação de um pátio no bairro Santa Maria (Noroeste) contemplou 500 vagas e que não há superlotação.
Para o Detran, não há como quantificar as vagas, “uma vez que os veículos encaminhados aos pátios são de modelos e tamanhos diferentes”. O departamento informou ainda não ter sido comunicado sobre problemas na capacidade dos pátios. Pelo menos 300 veículos abandonados poderiam ter sido apreendidos desde o início do mês.
 

Carro abandonado irá a leilão mais rápido e aqueles rejeitados serão vendidos como sucata

Até janeiro, entra em vigor no país a lei que reduz de 90 para 60 dias o limite para veículos deixados nos pátios serem levados a leilão. A nova regra também permite diferenciar aqueles aptos a trafegar daqueles considerados sucata. Segundo o texto, carros, motos, ônibus ou caminhões apreendidos e classificados como “conservados” e que não forem arrematados em dois leilões serão denominados sucata e não poderão voltar para circulação nas ruas. A lei ainda define regras para o arremate e determina em seis meses o tempo máximo para a cobrança de permanência em depósito.

BOA NOTÍCIA

Para a coordenadora de administração de trânsito do Detran, Andrea Abood, a regulamentação é um avanço. “Vai amenizar bastante a situação dos pátios. Com 60 dias, poderemos iniciar o processo de leilão”. Segundo ela, por meio da nova lei, será possível reduzir o tempo entre os leilões. Até dia 18 deste mês, o departamento realizou 179 processos para arremate de veículos não retirados pelos proprietários, no Estado. Até o dia 29 estão previstos mais seis.

Virtual

Uma mudança no sistema do departamento permitirá que os carros sejam arrematados pela internet. De acordo com Andrea, o sistema começa a funcionar a partir do ano que vem.

As fotos dos veículos disponíveis já estarão disponíveis a partir de janeiro. “Isso irá permitir a participação de interessados em leilões que acontecem em outras cidades”, afirmou Andrea.

Mesmo com a modernização, ainda será possível agendar visitas presenciais aos lotes disponibilizados. neste ano, 44.324 veículos foram levados à leilão pelo Detran no Estado. Desse total, 34.969 foram arrematados.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por