PM promete blitz da Lei Seca em mais de 200 trechos de rodovias mineiras durante o Carnaval
Força-tarefa também visa a combater tráfico de drogas e infrações contra o meio ambiente durante o feriado
Uma força-tarefa da Polícia Militar foi montada nesta quinta-feira (27) para combater crimes de trânsito, porte ilegal de de armas, tráfico de drogas e infrações contra o meio ambiente durante o Carnaval de 2025. Blitz serão realizadas em mais de 200 trechos de estradas estaduais - mapeados devido ao risco maior de acidentes - serão fiscalizados, com a atuação de 2 mil agentes.
“Vamos atuar principalmente na coibição das infrações que mais causam acidentes, como o uso de bebida alcoólica e celular ao volante. Na outra vertente, atuaremos no combate ao crime, como tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo e recaptura de foragidos”, afirmou o major Vinícius Araújo, subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária.
Segundo major, haverá bafômetros em todo os 200 pontos que serão fiscalizados. "O condutor embriagado, dependendo da situação que ele for encontrado, pode ser multado ou até ser preso. Contudo, para configurar como crime, o etilômetro deve acusar acima de 0,33 mg e o condutor está sujeito à multa de quase R$ 3 mil, prisão e suspensão da CNH".
Fiscalização em cachoeiras e áreas verdes
Durante o Carnaval, muitas pessoas optam por fugir das cidades e passar o feriado com mais tranquilidade em cachoeiras e áreas naturais. Segundo o major Jader Augusto, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, também haverá fiscalização em áreas verdes, visando a preservar esses locais.
“Durante a operação Carnaval, a Polícia Militar de Meio Ambiente tem como foco atuar nas unidades de conservação, represas, locais que os foliões buscam além dos locais tradicionais. Em locais de cachoeiras, reforçamos o cuidado ao folião para que separem os lixos e tomem cuidado com os animais silvestres”, afirmou o major.
Leia mais: