A Polícia Militar realizou um treinamento intensivo para aprimorar o enfrentamento a ataques violentos contra as comunidades em mais de 15 cidades do interior do Estado. A preparação, que ocorreu na madrugada desta sexta-feira (18), tem como foco combater roubo a bancos no estilo “Novo Cangaço”, como o ocorrido em Guaxupé, no Sul de Minas, em 8 de abril deste ano.
O treinamento ocorreu em batalhões que integram a 7ª Região da Polícia Militar, em cidades como Formiga, Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, Bom Despacho, entre outras. Em Itaúna, por exemplo, serão três dias, com término previsto para domingo (20).
As outras cidades optaram por realizar o treinamento na madrugada desta sexta-feira (18), onde os batalhões simularam um ataque do “Novo Cangaço”.
Durante a capacitação, os militares receberam treinamento de protocolos de atendimento, abordagem a suspeitos, resgate de possíveis vítimas e contenção de danos para garantir a eficiência das operações e a segurança da população.
A dinâmica incluiu desde o deslocamento rápido até técnicas de negociação e desarme, com ênfase na preservação de vidas e na redução de danos patrimoniais.
Terror no Sul de Minas
Moradores de Guaxupé, no Sul de Minas, viveram momentos de terror na madrugada do dia 8 de abril. Um roubo a banco no estilo que tem sido chamado de “Novo Cangaço” foi registrado na cidade. Os bandidos explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal e atiraram contra a sede da Polícia Militar.
De acordo com a PM, por volta de 1h45, suspeitos armados efetuaram diversos disparos e usaram explosivos contra uma agência bancária, invadindo o local. Simultaneamente, outros membros do bando dispararam contra o quartel da Polícia Militar e a base da Guarda Municipal.
Um policial militar que estava no interior do quartel, sofreu um ferimento na mão causado por estilhaços de vidro. Não há informações sobre valores levados pelos assaltantes.
Leia mais: