O município de Goiabeira, no Vale do Rio Doce, terá abastecimento de água garantido pelos próximos quarenta anos. A boa notícia veio após a perfuração de um poço artesiano que atingiu a vazão de mais de 30 litros mil por hora, quantidade que corresponde a 90% do consumo da cidade de 3.200 habitantes.
Segundo a Fermaq Poços Artesianos, empresa responsável pela perfuração, a média de vazão a cada 50 poços é de 96 mil litros. No entanto, a média desse poço de Goiabeira atingiu a marca de 720 mil litros/dia. Somada a outros quatro poços nas proximidades, a cidade terá água guarantida pelas próximas décadas.
Os habitantes do município comemoram a descoberta, visto que a cidade enfrentava problemas de seca e há mais de três meses estava sendo abastecida por caminhões-pipa. “É um privilégio muito grande para todos nós que estamos vivendo tempos difíceis de poucas chuvas. De 2014 para cá a seca tem só piorado na nossa região, surgindo muitos problemas de abastecimento no município. Por isso estamos todos muitos felizes comemorando esta conquista”, celebrou o morador Sérgio Pereira.
Segundo o prefeito de Goiabeira, Weliton da Silva, afirma que o novo poço vai melhorar a convivência com a seca que afeta a cidade. “Estamos finalizando a instalação de toda a tubulação que levará a água para o reservatório e assim, finalmente, resolvermos o problema de abastecimento de água na nossa cidade”, afirma Silva.
O novo poço de Goiabeira é um dos resultados do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca, lançado pelo governador Fernando Pimentel no final do ano passado. Ao todo foram investidos cerca de R$ 33 milhões em ações como perfuração e equipagem de 482 poços artesianos em 129 municípios que estavam em situação de emergência devido à estiagem.
(*) Com informações da Agência Minas.