Polícia Civil implementa gestão descentralizada em investigações em Minas Gerais

Gabriela Sales - Hoje em Dia
31/01/2016 às 08:17.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:14

Descentralizar a gestão nos departamentos da Polícia Civil de Minas Gerais é a aposta para melhorar a metodologia – e os resultados – das investigações. O novo modelo já foi implementado no Departamento de Trânsito (Detran) ano passado, quando a delegada-geral Andrea Vacchiano, hoje chefe da Corporação, estava à frente do órgão.

Na época, ela deu autonomia às delegacias de furto e roubo de veículos de cada região para realizarem as apurações de crimes. “Agora, cada delegacia tem a competência de identificar as especificidades de cada região. Como resultado temos a desarticulação de várias quadrilhas”.

Prova disso, reforça, foram as prisões de quadrilhas especializadas em desmanche de veículos e a queda no número de crimes. No ano passado foram registrados 6.546 roubo/furto de veículos apenas em Belo Horizonte, número 14,3% menor que o registrado em 2014 (7.634). “Ainda temos muito a melhorar, mas a desconcentração operacional dá bons resultados para a polícia e para a sociedade”, avalia.

Espera por verbas

Agora à frente da Polícia Civil, Andrea Vacchiano diz espera por mais investimentos para a corporação. “Precisamos recuperar a carência de investimentos vivida pela Polícia Civil. O governo do Estado está sensível a isto e esperamos bons investimentos para os próximos anos”, diz.

A verba será para aumentar o número de policiais e de equipamentos que auxiliem no trabalho dos servidores e melhoria da estrutura das delegacias. “Precisamos de uma polícia moderna, bem equipada e capacitada”, reforça.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por