Justiça

Polícia Civil investiga morte de estudante da Ufop dentro de cela de delegacia em Ouro Preto

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
25/08/2022 às 18:23.
Atualizado em 25/08/2022 às 18:34

As circunstâncias da morte do estudante de História da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Charles Wallace dos Reis, de 23 anos, ocorrida no último domingo (21) dentro de uma cela da delegacia da cidade da região Central do Estado, estão sendo investigadas pela Polícia Civil (PC).

O estudante, que é negro, gay e militante de movimentos sociais, foi preso após uma briga com o namorado durante uma festa e levado para a delegacia. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o jovem foi encontrado enforcado com um cordão preso em uma caneca.

Em nota, a PC informou que apura o caso e está ouvindo testemunhas e realizando perícias, que devem ajudar a esclarecer o que aconteceu dentro da cela na qual o universitário aguardava o desdobramento da ocorrência.

Ainda segundo a Polícia, assim que o fato foi constatado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o estado da vítima era irreversível.

Em nota, a UFOP informou que "as circustâncias da morte do estudante precisam ser melhor elucidadas pelas autoridades polciais para avaliar se questões realcionadas à etnia, à afetividade, ao posicionamento polpítico e à atuação de Charles em causas sociais contribuiram para o ocorrido".

Diante das circustâncias da morte, a universidade solicitou o acompanhamento do caso pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Ouro Preto, pela comissão de Diversidade da OAB estdaual e pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entenda o caso
Segundo a PM, na noite do último sábado (20), militares foram chamados depois que Charles dos Reis e o namorado tiveram um desentendimento em Mariana, por causa de ciúmes. Aos PMs, a vítima teria dito que iria embora e o namorado não prestou queixa.

Mas, horas depois, segundo os militares, eles foram chamados novamente no local da festa porque Charles teria voltado e forçado a porta para entrar. Depois de ser abordado, segundo o boletim de ocorrência, o universitário precisou ser contido à força. Ele e o namorado foram levados para UPA da cidade, quando Charles teria ameaçado um policial.

Em seguida, o casal foi levado à delegacia. Algumas horas depois, o estudante foi encontrado morto.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por