Polícia Civil ouve funcionários de mineradora e parentes das vítimas soterradas em mina de Itabirito

Danilo Emerich - Hoje em Dia
Publicado em 12/09/2014 às 16:28.Atualizado em 18/11/2021 às 04:10.
A Polícia Civil começou a ouvir nesta sexta (12), os parentes das vítimas e funcionários da Herculano Mineração Ltda. sobre o rompimento da barragem da empresa, em Itabirito, na região central de Minas Gerais. O acidente ocorreu na nessa quarta-feira (10), matou dois trabalhadores, deixou um ferido e outro está desaparecido.
 
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a delegada Mellina Silva, começará as oitivas na tarde desta sexta-feira. No entanto, o teor das conversas deverão permanecer em segredo. Além disso, uma equipe de peritos de Belo Horizonte será enviada na próxima segunda-feira (15) ao local do acidente para reforçar os trabalhos de investigação.
 
 
Atividades suspensas
 
Todas as atividades da empresa estão suspensas por pelo menos um prazo de 90 dias. A imposição foi comunicada nesta sexta-feira, pela Superintendência Regional em Minas Gerais do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/MG).
 
Em nota, o órgão informou que também enviou engenheiros ao local nesta sexta-feira para avaliar as condições geográficas da área e propor alternativas para a mitigação do impacto. Além disso, exigiu que a Herculano Mineração deverá atualizar e apresentar um novo Plano de Ações Emergenciais de todas as quatro barragens no local em um prazo de 90 dias. 
 
O documento para a barragem B3 deverá ser entregue até a próxima segunda-feira. Também foi autorizada a realização de obras emergenciais para a manutenção e estabilização da mesma estrutura, que apresenta risco de ceder. A intervenção foi iniciada na tarde desta sexta-feira. 
 
Segundo o chefe de gabinete do DNPM/MG, José Augusto Ribeiro de Castro, as outras barragens B2 e B4 estão sendo monitoradas para avaliação de risco. Ele também confirmou que para a volta das atividades da B1, seria necessário autorização e o local não poderia ter nenhuma outra atividade sem a liberação dos órgãos competentes.
 
Resposta
Em contato com a Herculano Mineração Ltda., o escritório em Itaúna indicou o gerente-geral da empresa, identificado apenas como Armando. Por telefone, ele informou que a mineradora só se responderá perguntas da reportagem e se pronunciará sobre o caso após a contratação de uma assessoria de imprensa, o que já está sendo providenciado.
 
Reabastecido
Quanto ao Condomínio Bella Vista, nas proximidades do local do acidente, o abastecimento de água e energia do residencial foi reativado na última quarta-feira, conforme o gestor do condomínio Ladislau Oliveira.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por