A Polícia Civil publicou ao longo desta semana uma série de vídeos com dicas evitar o desaparecimento de crianças. Em caso de sumiço dos pequenos, a corporação também listou as providências que devem ser tomadas.
Dentre as recomendações está a emissão da carteira de identidade da criança, que pode ser emitida a partir de um ano de idade. "As digitais são formadas no sexto mês de gestação e permanecem iguais para sempre, o que permite identificar a pessoa desaparecida em qualquer momento da vida", lembrou.
Outra dica é não divulgar o número pessoal para contato, para evitar casos de trotes e extorsão. A polícia ainda destaca que não é preciso esperar 24 horas para acionar as polícias em caso de desaparecimento. Veja os vídeos com as orientações no fim da matéria.
Evento
A campanha foi realizada para lembrar o Dia Internacional da Criança Desaparecida, celebrado na próxima quarta-feira (25). Em comemoração a data, neste sábado (21) ocorrerá um evento, das 9h às 12h, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte.
No local, a polícia irá reforçar as dicas de prevenção e conscientizar as famílias sobre o assunto. Além de dicas, haverá atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, pula-pula, algodão doce e pipoca.
Os pais também poderão emitir a primeira via da carteira de identidade dos que tiverem mais de um ano. Para isso, deverão levar os seguintes documentos: duas fotos recentes da criança, tamanho 3x4, certidão de nascimento original ou cópia autenticada e carteira de identidade do pai ou da mãe.