Polícia Federal assume investigação de descarte irregular de livros

Hoje em Dia
Publicado em 16/06/2015 às 06:29.Atualizado em 17/11/2021 às 00:29.

O descarte de livros didáticos em um terreno em Ribeirão das Neves será investigado pela Polícia Federal de Minas. A partir das informações apuradas pela corporação, o Ministério da Educação (MEC) e os Correios conseguirão identificar a quais instituições de ensino o material era destinado.

A carga desviada, composta por mais de 2 mil livros, foi encaminhada pela Polícia Civil na tarde dessa segunda-feira (15) para a sede da Polícia Federal na capital. A responsabilidade das investigações foi transferida porque a ocorrência trata de materiais de posse do governo federal.

Os livros foram encontrados em um lote vago, no bairro Santinho, no último domingo. Eram 34 pacotes onde estavam identificados os nomes das escolas que receberiam o material. Nesta segunda, mais 730 livros foram encontrados.

A partir das informações coletadas pela Polícia Federal, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação poderá fazer a reposição da remessa desviada.

Conforme a PM, que registrou a ocorrência no local, o material era direcionado a Betim, Brumadinho, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. As secretarias de Educação destes municípios informaram que a demanda não partiu das prefeituras, pois os livros são voltados para o ensino médio, de competência do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, a quantidade e o destino do material escolar fornecido pela União são definidos por meio de triagem trianual baseada no Censo Escolar e não por demanda estadual, informação confirmada pelo MEC.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por