Foi preso nesta terça-feira (18), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, um homem de 51 anos que era considerado fugitivo pela Justiça Federal desde 2002.
Procurado pela Interpol, ele foi capturado no dia 8 de julho em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, por policiais da agência americana Immigration and Customs Enforcement´s (ICE), após infringir leis migratórias daquele país. Devido às infrações, ele foi deportado.
O homem foi abordado por agentes da Polícia Federal ao desembarcar no terminal em Confins. De acordo com informações divulgadas pela corporação, ele era integrante de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, que costumava enviar grandes quantidades de cocaína dentro de transformadores elétricos para os Estados Unidos.
O traficante era responsável por suprir a organização criminosa de recursos financeiros e de encobrir parte dos bens por ela adquiridos. Por este motivo, realizava frequentes viagens aos EUA com o intuito de trazer para o Brasil valores em espécie, produto da atividade criminosa, escondidos em aparelhos elétricos.
Condenação
O homem foi condenado a dezesseis anos de reclusão pelo crime de tráfico internacional de substâncias entorpecentes ilícitas e a mais quatro anos pela associação para fins de prática criminosa. Ele será encaminhado para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria/Contagem, onde permanecerá à disposição do Juiz Federal da 9ª Vara de Belo Horizonte.