A Polícia Militar de Meio Ambiente vai resgatar na tarde desta sexta-feira (1º) os cães que foram abandonados em uma clínica veterinária do bairro Tirol, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Como o Hoje em Dia mostrou na edição desta sexta-feira (1º), os cachorros foram esquecidos no local há cerca de um mês. Na quinta-feira (31), durante uma inspeção da polícia, foram encontrados nove cães em situação muito precária e corpos de outros cachorros em um freezer.
Vários moradores da rua Antônio Eustáquio Piazza ligaram para denunciar o mau cheiro. Eles disseram que o proprietário do estabelecimento, identificado apenas como Orlando, estava ausente há 30 dias e que donos de animais internados na clínica estavam aflitos. Apesar da presença da polícia, nada pôde ser feito por falta de autorização judicial.
Nesta tarde, os militares voltaram à clínica para o resgate dos cães alegando a constatação do crime. “Pela situação, já ficou comprovada a ocorrência de maus tratos. Os animais serão retirados e encaminhados para tratamento em outra clínica”, afirma o tenente Brito, que está à frente do resgate. O dono do imóvel é aguardado para acompanhar a ação da polícia, já que o veterinário não foi localizado.
Segundo a PM, o veterinário é considerado foragido da Justiça por dever pensão alimentícia à ex-mulher. Ele teria incumbido um homem, identificado como Caio, a limpar o lugar e a tratar os cães, mas isso não estaria ocorrendo. Os cachorros estavam feridos, doentes, sem comida e sem água, conforme constatação de agentes da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Controle de Zoonoses.
Veja a galeria de fotos