Cerca de 200 policiais civis fecharam os dois sentidos da MG-010, em frente à Cidade Administrava, no bairro Serra Verde, região Norte de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (25). O movimento durou cerca de 20 minutos e por de 11 horas já havia terminado. Durante protesto, manifestantes chegaram colocar fogo em pneus e uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada para controlar as chamas.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (SindPol), Denilson Martins, o motivo da manifestação é o pedido de prioridade na aprovação na Lei Orgânica 23/2012 para a corporação. Entre as exigências estão alguns benefícios que a Polícia Militar possui, como promoção automática após 30 anos de serviço e adicional por invalidez. Além disso, eles pedem a reforma do hospital da Polícia Civil. O trânsito de veículos está parado nos dois sentidos e não há previsão para liberação da via. A reportagem do Hoje em Dia procurou a assessoria de imprensa da PC e aguarda uma posição.
Em nota o Governo de Minas informou que a Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais já está sendo finalizada e sobre a reforma do Hospital da Polícai Civil, a instituição estaria estudando alternativas para viabilizar uma nova estrutura física para o local.
Em relação à reivindicação de contratação de mais policiais, o Governo informou que foram empossados 293 escrivães no mês de novembro de 2012 e que ainda esta semana acontece a formatura de 420 novos delegados. Além disso, a partir de 18 de marçoestarão abertas as inscrições para o concurso que prevê a contratação de 1.497 novos servidores. A previsão do Governo é de que nos próximos dois anos, serão investidos R$ 144 milhões na Polícia Civil.