(Frederico Haikal/Hoje em Dia)
Policiais Federais em todo o Estado continuam de braços cruzados pelo menos até a próxima quarta-feira (15). Na quinta-feira (16), nova assembleia da categoria deve ser realizada para decidir os rumos da paralisação.
Na manhã desta sexta-feira (10), os policiais se reuniram para tentar desenvolver estratégias para que a greve continue, mas sem prejudicar a população. "Queremos dar um ar social e político ao movimento, para que ele não seja mal interpretado. Também é preciso garantir que os casos urgentes sejam atendidos", destaca o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerais (Sinpef), Renato Deslandes.
De acordo com o Sinpef, a operação padrão no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, também deve continuar até a próxima quarta-feira (15). Todas as bagagens estão sendo checadas com cães farejadores e as bolsas e malas são passadas pelo scanner. A intenção é mostrar como devem ser os procedimentos de segurança nos aeroportos que, segundo o sindicato, não são realizados por falta de efetivo.
Passaportes também só são emitidos caso comprovada a urgência do documento. Além disso, os serviços de investigação, inteligência e fiscalização também continuam totalmente parados. "Enquanto isso, os criminosos comemoram", afirma Deslandes.
A reivindicação dos federais é por melhores salários e condições de trabalho.
PRF
A Polícia Federal suspendeu nesta sexta-feira (10) os protestos em forma de fiscalização reforçada que causaram transtornos e congestionamentos na BR-381 nos dois últimos dias. Novas paralisações só devem acontecer a partir da próxima segunda-feira (13), de acordo com Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de Minas Gerais.