A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta quinta-feira (14), um alerta para a manutenção preventiva de muros de residências e empresas para evitar desabamentos.
"Muros com rachaduras, inclinações, ou sinais de desgaste devem ser inspecionados e reparados, pois podem ceder e causar acidentes", detalhou o órgão municipal.
Na quarta (13), a capital registrou diversas ocorrências de quedas de muro, entre outras ocorrências de chuva. E hoje a previsão é de mais chuva. A previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com chuvas e possíveis trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 16,1°C, a máxima estimada é de 25°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 60% à tarde.
Em função do risco de novos temporais, a Defesa Civil pede para que a população redobre a atenção e faz as seguintes orientações para manutenção de muros:
- Verifique Periodicamente: Faça inspeções regulares para identificar fissuras, rachaduras ou inclinações anormais.
- Evite Acúmulo de Água: Garanta que a água da chuva escoe adequadamente, pois a infiltração pode enfraquecer a estrutura.
- Conserte Fissuras: Pequenas rachaduras podem ser sinal de problemas maiores no futuro, por isso, trate-as com atenção.
- Contrate Profissionais: Em caso de muros com danos aparentes, é recomendável consultar um engenheiro para avaliar a estrutura e recomendar medidas de reforço.
- Evite Sobrecarga: Não coloque peso excessivo sobre o muro, como vasos ou outros objetos pesados, que podem comprometer sua estabilidade.