Portal "Sou BH" completa dois anos de uma história de sucesso

Álvaro Castro - Do Portal HD
11/12/2012 às 23:24.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:24
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Dois anos de história de sucesso. Esse é o panorama do "Sou BH", portal de entretenimento, cultura, gastronomia que hoje se destaca na capital mineira. Seus criadores preparam mudanças que entram no ar nesta quarta-feira (12), aniversário da cidade que dá nome ao projeto.

O Portal HD foi recebido pelo diretor-executivo, Leonardo Chebly, e pela diretora de conteúdo, Patrícia Lisboa, em sua redação, que contaram um pouco da história, as novidades e planos futuros.

O projeto surgiu após uma viagem de Leonardo ao exterior, quando teve a chance de se guiar por meio de um portal semelhante ao que é oferecido a seus internautas atualmente. Após pesquisar o mercado, Chebly percebeu que faltava em Belo Horizonte um espaço de informação similar, com conteúdo atualizado e abrangente que pudesse guiar, não somente àqueles que visitam mas também moram na Capital. "A intenção é transformar o 'Sou BH' na marca da cidade, não de uma forma imposta, mas abraçada pela população", explica.

Lançado em 2010, o portal veicula o conteúdo completo sobre o que acontece na cidade, expressão repetida diversas vezes por Chebly ao longo da conversa. Ele reforçou que, além da vontade, havia um cenário favorável, devido à carência de serviços semelhantes de qualidade.

Uma das vantagens é a abundância de mídia da qual dispõe a JChebly, com cerca de 700 telas de LCD espalhadas em pontos diversos da cidade, disparando conteúdo variado 24 horas.

 

Leonardo Chebly foi o idealizador do projeto do portal "Sou BH" (Foto Luiz Costa)

 

A ideia de criar um guia cresceu, se consolidou e apesar do pouco tempo no ar, apresenta números de gente grande. Atualmente, é a página de Facebook local com o maior número de seguidores, batendo a barreira dos 206 mil "curtidores". O diretor executivo explica que o sucesso vem, principalmente, por duas razões. A primeira, o fato de o projeto ter sido pensado em formato digital, sendo construído integrado com as redes sociais. A outra, a qualidade do conteúdo disponibilizado, sempre o mais relevante possível na avaliação da equipe.

A construção do conteúdo

O "Sou BH" engloba, da forma mais plural possível, conforme explica a diretora de conteúdo Patrícia Lisboa, "o que acontece em BH". "Seja um concerto da Filarmônica ou um evento gratuito que acontece em uma praça, damos o mesmo tratamento para ambos", contou. A intenção sempre foi contemplar a multiplicidade que é marca da Capital mineira, tornando-se uma plataforma plural e mais que um guia de consulta.

Prova da escolha é a área específica na qual os pais podem checar conteúdos variados de atrações, gastronomia, filmes voltados para o público infantil. "A intenção é seguir este modelo e abarcar as manifestações culturais que acontecem nos espaços públicos, criando uma seção no portal para este tipo de acontecimento, que vem ganhando cada vez mais força em BH", diz Lisboa.

O portal em números

A busca por conteúdo de qualidade, diferenciado e sempre atualizado se reflete em números dentro do "Sou BH". Vinte e cinco profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, pessoal de marketing e de apoio estão diretamente envolvidos no projeto. Contando colaboradores externos, blogueiros, promotores, este número atinge cem pessoas trabalhando para fazer o "Sou BH".

E o resultado se reflete em uma média de 800 mil visitantes por mês, chegando a picos de 1 milhão. São 72 mil pessoas cadastradas que recebem semanalmente a newsletter com os principais acontecimentos da cidade, além de 100 mil adesivos distribuídos de forma gratuita na capital, no Brasil e no exterior.

Basta entrar nolink e descobrir quem é BH, além de solicitar o seu adesivo. Os seguidores ainda podem participar de promoções. Ao longo de seus dois anos foram 314 eventos apoiados, uma média de um agraciado a cada dois dias. Mais de 800 galerias de imagens foram ao ar nas diversas coberturas fotográficas realizadas.

 

A diretora de conteúdo, Patricia Lisboa, e a equipe de jornalismo do portal (Foto Luiz Costa)

 

Projetos para o futuro

Com a proximidade de grandes eventos nos próximos anos, o "Sou BH" pretende estar pronto para receber o aporte de turistas, sobretudo estrangeiros, que deverão passar por Belo Horizonte em 2013, ano da Copa das Confederações, e principalmente 2014, quando a cidade sediará a Copa do Mundo de Futebol.

A direção aposta no fortalecimento do conteúdo específico para turistas e o lançamento de aplicativos para as principais plataformas de smartphones e tablets, o IOS (Apple) e o Android (Google). Uma das metas é crescer a presença nos hotéis da Capital. Atualmente, a Chebly possui telas em 12, pretendendo atingir 50 estabelecimentos transmitindo seu conteúdo.

A expansão das opções de idiomas é outra aposta e como presente de aniversário, o site ganhará uma versão com conteúdos em inglês a partir desta quarta. Também será mostrada uma nova roupagem e novos elementos entram no ar, com serviços sobre clima, trânsito e um resumo do que acontece na cidade em "tempo real". Até a Copa das Confederações estará disponível também uma versão em espanhol.

Turismo de negócios

Para consolidar o trabalho, o "Sou BH" deve entrar em um novo nicho voltado para o setor de negócios "BH é hoje a segunda cidade em volume de turismo de negócios e precisamos aproveitar este nicho e oferecer qualidade de conteúdo para o grande volume de visitantes que vem à cidade com esse intuito", analisa Leonardo Chebly.

Com isso, o site deve disponibilizar, em breve, uma seção com o calendário de feiras, seminários, simpósios e demais ações voltadas para este setor, coroando os dois anos de aniversário juntamente com os 115 de BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por