(Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)
Postos de combustíveis e revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) foram autuadas em cinco municípios mineiros pela fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A operação da agência foi realizada em 41 agentes regulamentados de 11 cidades, entre os dias seis e nove de junho, para verificar, por exemplo, a existência de um número mínimo de extintores em revendas de gás.
Os fiscais percorreram revendas em Belo Horizonte, Betim, Ibirité, Três Corações, Três Pontas, Caldas, Caeté, Poços de Caldas, Carmo do Rio Claro, Bandeira do Sul e Campestre.
Apenas em Poços de Caldas, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participou da ação da ANP. Lá, um posto de combustíveis foi autuado por não exibir a marca comercial com que possui vínculo.
Outro estabelecimento também foi autuado por reincidência de irregularidades registradas anteriormente, cujas medidas reparadoras de condutas já tinham sido aplicadas.
Houve autuações de revendedores autuados pela ausência de instrumentos de análise de combustíveis, verificação irregular na bomba abastecedora e não identificação do fornecedor da marca dos produtos.
Em Três Corações, no Sul de Minas, uma revenda foi autuada por irregularidades no termodensímetro de etanol hidratado - equipamento acoplado à bomba que permite verificar aspectos de qualidade do etanol.
A fiscalização de postos de combustíveis, revendas e distribuidoras de GLP, distribuidoras de asfalto e solventes, produtor de lubrificante acabado e de etanol, coletor de óleo lubrificante acabado, rerrefinador e ponto de abastecimento também foi realizada em mais 12 estados brasileiros além de Minas Gerais.
O consumidor que desconfiar da qualidade do combustível ou verificar qualquer ação errada em postos ou revendas de produtos à base de petróleo pode denunciar pelo número 0800 970 0267, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. E pode também acessar o site da ANP.
Leia mais:
Após oito meses, ANP volta a fiscalizar postos na Grande BH; 27 infrações foram detectadas
Suspeito é preso por comercializar bebidas falsificadas na Grande BH