Ministério da Justiça

Postos que aumentaram preço da gasolina mesmo com isenção fiscal serão notificados

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
03/01/2023 às 12:57.
Atualizado em 03/01/2023 às 13:41
 ( MAURÍCIO VIEIRA)

( MAURÍCIO VIEIRA)

“Inaceitável e inexplicável”. Assim o novo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, classificou o aumento nos preços dos combustíveis, mesmo com o decreto assinado pelo presidente Lula (PT), no dia da posse, mantendo a isenção fiscal.

Alguns postos da capital chegaram a vender o litro da gasolina por quase R$ 6, conforme pesquisa, ainda em andamento, feita pelo site Mercado Mineiro. Nesta terça-feira (3), o Hoje em Dia foi em um dos postos citados, na região Oeste, e o preço reduziu, mas ainda é vendido a quase R$ 5.

Os novos valores foram criticados. “Não houve aumento no preço internacional do barril de petróleo e a isenção de tributos federais sobre os combustíveis foi renovada. Já mandei notificar esses postos. Parece coisa orquestrada”, publicou o secretário, no twitter.

Em nota, o MinasPetro, entidade que representa os postos de combustíveis do Estado, informou que a medida provisória foi publicada no dia 2 de janeiro. Os revendedores que fizeram a compra antes da data possuem estoques, em sua maioria, sem a isenção dos impostos. Por isso o aumento nos valores. O sindicato também informou que esses estoques devem durar alguns dias. 

Isenção

O decreto assinado pelo presidente foi um dos primeiros do novo governo. Lula estendeu a isenção de PIS/Pasep e Cofins, impostos federais, sobre os combustíveis.

De acordo com o ato, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2), a gasolina e o etanol ficam livres de impostos federais até 28 de fevereiro.

Nos casos do diesel, biodiesel e gás de cozinha a isenção foi garantida até o fim do ano. Por ser medida provisória, os efeitos da decisão do governo são imediatos. Para que a MP tenha validade permanente, é preciso a aprovação dos deputados e senadores. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por