Praça da Assembleia de cara nova após 15 meses de reforma

Raquel Ramos - Hoje em Dia
Publicado em 06/10/2015 às 07:11.Atualizado em 17/11/2021 às 01:57.

A beleza foi devolvida à Praça Carlos Chagas. Após 15 meses de trabalho, o espaço que estava deteriorado pela ação do tempo e falta de manutenção é reaberto ao público, nesta terça-feira (6), de cara nova: há mais árvores, mais brinquedos e muitos locais de convivência, como pedia, há anos, os moradores do bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de BH.

Nessa segunda (5), as telas que cobriam algumas estruturas eram retiradas e ainda havia brinquedos sendo instalados. Em meio aos últimos retoques antes da inauguração, já era possível verificar o resultado do serviço.

Os aparelhos de ginástica da academia ao ar livre ganharam uma área especial, com piso emborrachado. Bancos de madeira foram reformados ou substituídos e mesas de xadrez passaram a fazer parte do cenário da praça da Assembleia, como é conhecida.

A criançada não foi esquecida. Em dois playgrounds, encontram-se diversos tipos de brinquedos, como balanço, cabaninha e cavalinhos de mola.

Desenhados por Burle Marx no início dos anos 1990, os jardins receberam atenção especial. Além da plantação de mais árvores, restauração dos canteiros e novas fontes luminosas, em breve será instalado um painel artístico, como o próprio paisagista havia idealizado no projeto original.

A estrutura ficará em um muro de concreto, ao lado da capela. Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, que financiou a reforma de R$ 12 milhões, a obra de arte já começou a ser feita e será entregue em três meses.

Manutenção

A preocupação dos frequentadores da praça, agora, é com a conservação do espaço. “Esse é um ótimo local para atividades de lazer e recreação. Mas se tiver vandalismo e depredação, as pessoas deixarão de visitar, o que resulta em mais degradação”, alerta a estudante de arquitetura Lívia Lobo.

A Superintendência de Des envolvimento da Capital (Sudecap) informou que, após a conclusão das obras, a regional Centro-Sul ficará responsável pela manutenção e limpeza de rotina da praça.

Galeria:
 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por