Após quase 1 ano fechada para reforma, a Praça da Estação voltará a receber grandes eventos em outubro deste ano. A informação é do chefe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho, durante a reinauguração do local nesta quinta-feira (26) no Centro de Belo Horizonte.
“Essa praça é um projeto de 1985, então a recuperação não foi fácil. É tombada pela Fundação Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Então, para fazer uma obra como essa e receber grandes eventos, tinha que fazer obras com muito cuidado e muito zelo. Então, a abertura está feita para receber esses grandes eventos, que já começam em outubro. Tem muita coisa programada”, disse Henrique.
O local foi reinaugurado e conta com novas fontes interativas luminosas para refrescar a população no “calorão” que atinge a capital mineira. Uma nova onda de calor atua em Belo Horizonte, causando o aumento das temperaturas e a redução da umidade relativa do ar.
Os moradores que quiserem se refrescar podem curtir as novas fontes da Praça, que agora tem dois tipos de aspersores: jato de água e névoa. O aspersor tipo névoa serve para avisar quem estiver em cima da fonte que em seguida virá um jato de água.
“O belo-horizontino terá agora um lugar para se banhar. Essa fonte terá seis metros de altura com iluminação RGB, que troca as cores. Então, isso é o melhor de tudo. É a nossa praia no Centro da cidade que vai fazer um ambiente mais saudável e harmônico”, comentou o chefe da Sudecap.
As intervenções foram iniciadas em outubro de 2023 e custaram cerca de R$ 8,9 milhões. A reforma fez parte do programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, lançado em março de 2023.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão