carnaval 2025

Prazo para cadastrar blocos é prorrogado até a próxima sexta-feira

Interessados devem informar data, horário, trajeto e tipo de equipamento de som a ser utilizado no desfile

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/11/2024 às 15:49.Atualizado em 05/11/2024 às 16:48.
O credenciamento é gratuito e está disponível no site eventos.pbh.gov.br (Divulgação/PBH)
O credenciamento é gratuito e está disponível no site eventos.pbh.gov.br (Divulgação/PBH)

Quem quiser colocar o bloco na rua no Carnaval do ano que vem tem que ficar atento aos prazos para cadastramento. A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a data para os interessados em desfilar no período oficial de folia. Representantes das agremiações têm até às 23h59 da próxima sexta-feira (8) para providenciar documentação e registro.

O credenciamento é gratuito e está disponível no site eventos.pbh.gov.br. Durante o processo de inscrição deverão ser informados os principais dados sobre os desfiles, como data, horário, trajeto e tipo de equipamento de som a ser utilizado. Os blocos que já desfilaram em outras edições poderão cadastrar até dois desfiles por agremiação para o ano que vem. Os estreantes, somente um.

Com as informações do cadastro a PBH consegue fazer o planejamento dos cortejos - considerando também limpeza das vias, instalação de banheiros químicos, segurança e trânsito - junto aos órgãos públicos envolvidos na organização da festa, uma das maiores do Brasil.

O cadastro é também requisito obrigatório para a inscrição no Edital de Auxílio Financeiro, que será publicado em breve. O período oficial do Carnaval de BH em 2025 vai de 15 de fevereiro a 9 de março.

Quais as regras para os desfiles?

Os interessados precisam estar atentos aos requisitos exigidos. Entre eles, o limite de seis horas para cada desfile (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e o trajeto dos cortejos (que não pode passar por áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da PBH, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas e viadutos). A fim de garantir maior segurança para os foliões, dentro da escala de operação urbana possível, o horário máximo permitido para dispersão em toda a cidade será às 22h, com algumas observações em áreas específicas. Mais informações podem ser conferidas no Guia de Blocos de Rua.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por