Atenção, pais!

Prazo para confirmação de matrícula nas escolas estaduais de Minas já começou; saiba como fazer

Interesse na vaga deve ser confirmado até o dia 10 de janeiro; estudantes que perderam o prazo de inscrição em outubro ou novembro poderão tentar vaga de 21 a 31 de janeiro

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/12/2024 às 16:07.Atualizado em 18/12/2024 às 16:57.

Começou nesta quarta-feira (18) o período para confirmar as matrículas presenciais do Cadastro Escolar 2025 nas escolas da rede pública de ensino de Minas. Os inscritos devem confirmar o interesse na vaga até o dia 10 de janeiro.

Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro poderão tentar uma vaga de 21 a 31 de janeiro, no próprio site do Cadastro Escolar (clique aqui). Nesse caso, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado.

Os candidatos podem verificar em qual escola o estudante foi direcionado neste site. Caso o estudante tenha sido direcionado para uma escola da rede municipal, a família deve observar os prazos definidos por cada município e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para concluir a matrícula.

As secretarias das escolas estaduais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados e nos pontos facultativos previstos nos dias 24 e 31 de dezembro. Os inscritos destinados pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à instituição de ensino designada.

Pais, responsáveis ou os próprios alunos devem apresentar todos os documentos solicitados e comprovar os dados informados no Cadastro Escolar.  

Documentos necessários:

  • Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante) - Original e cópia
  • CPF - Original e cópia
  • Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante
  • Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos de idade, original e cópia

Ano letivo 2025

Conforme publicado em outubro no Diário Oficial de Minas Gerais, a Resolução SEE Nº 5.056/2024, que estabelece o Calendário Escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino, o ano letivo terá início no dia 10/2, em todas as mais de 3.400 escolas da rede estadual.

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