O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, embarca na terça-feira (1º) para Paris, na França, onde irá participar da 21ª Conferência do Clima (COP 21). A assessoria do político informou que ele irá discursar para mais de 150 chefes de estados sobre a tragédia ocorrida na região Central de Minas.
Duarte Júnior segue do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 23h50. O prefeito irá permanecer em Paris até sábado (5). O dia que ele discursará, no entanto, ainda não foi definido.
O político embarca junto com outros prefeitos nomeados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Marcio Lacerda, chefe do Executivo de Belo Horizonte, já está na capital francesa.
Nesta segunda-feira (30), primeiro dia da COP 21, a presidente Dilma Rousseff classificando o rompimento da barragem de Mariana "como o maior desastre ambiental da história do Brasil", em prometendo punições severas para os responsáveis.
Destruição
O rompimento da barragem Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, região Central de Minas, no último dia 5, provocou a maior catástrofe ambiental do país.
Os mais de 55 milhões de metros cúbicos de lama despejados pela barragem devastaram distritos de Mariana e a enxurrada com os rejeitos atingiu o rio Doce. A tragédia causou a mortandade de dezenas de espécies e deixou milhares de moradores sem fornecimento de água tratada.
Os danos humanos e ambientais ainda são incalculáveis. Ao menos 12 pessoas morreram e oito continuam desaparecidas.