Rodovia Fernão Dias

Prefeitura de Betim pede que concessionária dê uma solução rápida à cratera que se abriu na BR-381

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
08/02/2023 às 19:25.
Atualizado em 09/02/2023 às 15:59
 (Guga Ribeiro / Prefeitura de Betim / Divulgação)

(Guga Ribeiro / Prefeitura de Betim / Divulgação)

A Prefeitura de Betim, na Grande BH, está cobrando a Arteris Fernão Dias, concessionária que administra o trecho da rodovia BR-381 que passa pelo município, para dar uma solução definitiva a um buraco que se formou na pista marginal, no sentido São Paulo. Uma reunião entre as partes foi realizada na manhã desta terça-feira (7), para tentar resolver o problema.

Segundo o Executivo municipal, a cratera surgiu em dezembro de 2022 e, desde então, a Arteris teria realizado apenas medidas paliativas.

A Prefeitura chegou a notificar a concessionária em janeiro deste ano. Depois de alguns contatos, foi marcada a reunião desta terça.

De acordo com a Arteris, o sistema de drenagem subterrânea da rodovia cedeu por baixo do asfalto, abrindo uma cratera de cerca de cinco m², interditando metade da pista marginal. A empresa informou ainda que as obras de reparação podem durar até dois meses, mas Betim teria exigido caráter de urgência, uma vez que o buraco oferece riscos à segurança de quem passa pelo local. No momento, o trecho continua sinalizado.

Na reunião, a Arteris informou que os trâmites para o desvio adequado do trânsito e interdição da pista dependem da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), já que o tráfego não pode ser desviado para dentro de bairros residenciais, pois as ruas não comportariam a demanda. Seria necessário, então, abrir uma nova saída para a marginal como alternativa de acesso enquanto durarem as obras.

"A Arteris nos informou que está contratando a empresa que executará as obras no local, mas estamos avaliando a necessidade do fechamento total da via, por conta do aumento da erosão. O local é acessado por veículos de carga pesada, o que pode ocasionar uma ruptura brusca da via e, consequentemente, acidentes graves. Nossa urgência é pela segurança de quem transita pelo local”, explicou Marinésia Makatsuru, presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) de Betim.

Em nota, a Arteris informou que procurou, por iniciativa própria, a Prefeitura de Betim nesta quarta-feira (8) com o objetivo esclarecer os potenciais impactos à população em função das intervenções necessárias visando a recuperação definitiva do sistema de drenagem na marginal da BR-381, com início previsto para a próxima semana.

O Hoje em Dia entrou em contato com a ANTT e com o DER-MG e aguarda retorno.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por