(Divulgação)
A prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de MInas, confirmou nessa quinta-feira (5) a primeira morte em decorrência da influenza causada pelo subtipo H1N1. Os resultados chegaram na terça-feira vindos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em BH. Trata-se de uma criança de oito anos que faleceu no dia 4 do mês passado.
Filha de família carente, a menina apresentou os sintomas na sexta-feira, mas foi levada ao hospital São Geraldo apenas no domingo e não resistiu às complicações da doença, vindo a falecer na madrugada de segunda-feira.
Outros cinco casos de gripe A H1N1 foram confirmados em Pouso Alegre. Todos esses pacientes já estão curados em casa. São três mulheres profissionais da saúde, um homem de 37 anos que viajou ao estado de São Paulo e retornou a Pouso Alegre já com os sintomas e a mãe dele que contraiu a doença ao cuidar do filho. Essas pessoas já foram medicadas e estão curadas.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda outros 16 resultados de amostras suspeitas de H1N1 em análise na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte. Nenhum outro caso de morte está sob investigação.
Com problemas no sistema, a Secretaria Estadual de Saúde não pôde confirmar o óbito, bem como atualizar os dados nesta semana. As informações deverão ser repassadas na próxima segunda-feira. No último balanço contava a morte de 23 pessoas em decorrência da gripe em Minas Gerais neste ano. O número, contudo, pode ser ainda maior, já que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga outros 67 óbitos. Das mortes confirmadas, 14 foram vítimas da Influenza A ou H1N1. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (28).
Leia mais
Vacina contra gripe 'desaparece' de postos de BH, mas Governo garante imunização
Escolas reforçam medidas para evitar surto de H1N1
Belo Horizonte já vacinou 70% do público alvo contra gripe
Gripe já matou 23 pessoas em Minas, mas número pode saltar para 90