
Após divulgar nota mantendo a interdição da Feira do Mineirinho nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Belo Horizonte mudou sua decisão e liberou a realização do evento. A PBH confirmou que a empresa Dekkas Promoções e Eventos Ltda, responsável pela organização da feira, protocolou na Regional Pampulha a documentação para obter licença para o funcionamento do empreendimento.
Ainda de acordo com a nova nota, "na sexta-feira a documentação será analisada. Estando completa e correta, a licença será emitida".
Pela manhã, a empresária Érika Miziara, da Dekkas Comércio e Representações, explicou que havia conseguido um documento provisório, com duração de três meses, liberando o espaço interditado interditado no último domingo (2), por falta de alvará.
Os expositores foram informados da regularização por meio de mensagem no celular e muitos se dirigiram para o local à tarde para montarem seus estandes. O próximo passo, segundo a empresária, é conseguir o alvará definitivo para a feira.
Mas no meio da tarde, por meio de nota oficial, a Prefeitura de BH manteve a interdição, alegando que a Dekkas não havia protocolado a documentação para obter licença de funcionamento do empreendimento. E que a feira somente seria aberta ao público novamente depois da situação ser regularizada.
A feira
A tradicional Feira do Mineirinho é realizada às quintas-feiras, das 17 às 22 horas, e aos domingos, das 8 às 17 horas. Ela funciona dentro do Mineirinho, na avenida Antônio Abrahão Caram, 100, bairro São José, na região da Pampulha.
O espaço de exposição ficou fechado por sete meses em 2013 em decorrência das obras da Copa do Mundo e foi reaberto para o evento no dia 24 de novembro.
Ao todo, a feira conta com 400 estandes de roupas, acessórios, gastronomia, obras de arte e de artesanato. Além disso tem uma praça de alimentação com 60 barracas e a estrutura foi construída para atender cerca de 3 mil pessoas.
As barracas são montadas em uma área coberta de 9 mil m² no entorno do Mineirinho, na saída da avenida Abrahão Caram e Alameda das Palmeiras e, agora, serão monitoradas por câmeras de segurança.