Prefeituras culpam União por falta de obra

Girleno Alencar - Do Hoje em Dia
20/09/2012 às 10:07.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:26

(MONTES CLAROS – Dois importantes municípios do Norte de Minas não receberam qualquer verba para corr)

MONTES CLAROS – Dois importantes municípios do Norte de Minas não receberam qualquer verba para corrigir os danos causados pelas chuvas do fim do ano passado. Como consequência, a restauração do canal do Vieiras, na avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros, e a construção de uma nova comporta no rio São Francisco, em Pirapora, foram inviabilizadas. Os prefeitos Luiz Tadeu Leite (PMDB), de Montes Claros, e Warmilon Braga (DEM) (Pirapora) afirmam que a chegada do período chuvoso pode resultar em novos desastres.

Pirapora encaminhou projeto ao Ministério da Integração Nacional para montar um serviço de monitoramento e alerta nos bairros Sagrada Família e Aparecida, que ficam na parte baixa da cidade. Durante o período chuvoso, essas localidades são inundadas e, em caso de risco, o alarme seria acionado. O município propôs ainda que a comporta manual existente no rio fosse substituída por uma hidráulica. A prefeitura não recebeu nenhum centavo.

Obra viária

Em Montes Claros, a avenida Vicente Guimarães, que interliga duas regiões da cidade, foi totalmente destruída pela chuva no fim de 2011. A prefeitura elaborou um projeto de reconstrução da via, mas não recebeu qualquer ajuda. A remoção de famílias de 16 áreas de risco também não aconteceu. “Basta começar a chuva e eu passo a rezar. Vivo aqui por falta de opção”, diz o pintor Carlos Veloso, morador de um casebre no morro do Frade.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, os recursos foram liberados para todos municípios que apresentaram projetos técnicos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por