Reconhecimento

Prêmio presta homenagem a 5 educadores com trajetórias de destaque em Minas

Essa é a 3ª edição do prêmio Heley de Abreu, organizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-MG)

Bernardo Haddad*
@_bezao
17/10/2024 às 13:18.
Atualizado em 17/10/2024 às 15:45

Educadores serão homenageados na próxima quarta-feira (23) pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) (Montagem: Reprodução/ CEE-MG - Divulgação/ ALMG)

Cinco profissionais com trajetórias de destaque na defesa e na promoção da educação em Minas serão agraciados na próxima quarta-feira (23), com a entrega do prêmio Heley de Abreu Silva Batista. Essa é a terceira edição da homenagem, organizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-MG). A solenidade irá ocorrer na Escola Superior Dom Helder Câmara, no Santa Efigênia, região Leste de BH. 

Os homenageados deste ano são os educadores Lina Kátia Mesquita de Oliveira, Luciene Alves dos Santos (Liça Pataxoop), José Januzzi de Souza Reis, Marco Antônio de Resende e Maria Guilhermina Nogueira. Selecionados com base na originalidade, impacto e caráter exemplar de suas ações educativas, eles irão receber medalhas e diplomas de menção honrosa. 

As indicações são feitas por cada instância do CEE-MG: Câmara do Ensino Fundamental, Câmara do Ensino Médio, Câmara do Ensino Superior, Câmara de Planos e Legislação e Plenário.

Segundo o presidente do CEE-MG, Felipe Michel Braga, o prêmio é muito importante para reconhecer o trabalho de educadores e profissionais da educação que auxiliaram na evolução educacional em Minas. 

“Reconhece o esforço e a dedicação de pessoas que contribuem para a educação avançar sempre. Todos concordam que a educação é uma alavanca poderosa para melhorar a vida das pessoas. Com esse reconhecimento, a gente inspira outras pessoas a investirem e continuarem na educação”, afirma Felipe Braga.

A entrega do prêmio será transmitida no canal do Youtube do CEE-MG.

Professora Heley de Abreu Silva Batista

O prêmio leva o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, que morreu em 5 de outubro de 2017 protegendo alunos de um ataque em uma escola de Janaúba, no Norte de Minas.

Na ocasião, um homem entrou na instituição e ateou fogo a si mesmo. No intuito de proteger as crianças, Heley lutou com o agressor, salvou a vida de dezenas de alunos, mas morreu após ter 90% do corpo queimado. 

Perfil dos agraciados

Lina Kátia Mesquita de Oliveira, professora homenageada no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Coded/ CED - Seduc Ceará)

Lina Kátia Mesquita de Oliveira, professora homenageada no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Coded/ CED - Seduc Ceará)

Lina Kátia Mesquita de Oliveira 

Indicação: Câmara do Ensino Fundamental

Lina Kátia Mesquita de Oliveira iniciou a carreira na educação na década de 1980, como professora do Ensino Fundamental. Depois, foi professora da rede e secretária municipal de Educação de Betim, na Grande BH.

Atualmente, coordena a unidade de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF). Com vasta experiência em avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais, sua atuação se concentra principalmente nos temas de avaliação, educação, políticas públicas, escala de proficiência e educação matemática. 

Luciene Alves dos Santos (Liça Pataxoop), professora homenageada no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Reprodução/ CEE-MG)

Luciene Alves dos Santos (Liça Pataxoop), professora homenageada no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Reprodução/ CEE-MG)

Luciene Alves dos Santos (Liça Pataxoop)

Indicação: Câmara do Ensino Médio

Liça Pataxoop é professora de Uso do Território na Escola Estadual Pataxó Muã Mimatxi, escola indígena localizada na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi, no distrito de Lamounier, município de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas. A professora se destaca no processo de alfabetização das crianças e jovens pela utilização de músicas, cantos e livros, em colaboração com a comunidade.

Em suas aulas, Liça aborda temas fundamentais que envolvem a relação dos povos indígenas com seu território, seguindo a proposta curricular específica para cada povo indígena. Entre os tópicos explorados, estão: História; Divisão do Território; Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Direitos Territoriais; Educação Ambiental; Identidade e Cultura.

José Januzzi de Souza Reis, professor homenageado no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Divulgação/ ALMG)

José Januzzi de Souza Reis, professor homenageado no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Divulgação/ ALMG)

José Januzzi de Souza Reis

Indicação: Câmara do Ensino Superior

José Januzzi de Souza Reis é professor e consultor educacional com ampla experiência na educação e gestão acadêmica. Foi Consultor da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR), onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa. José Januzzi foi agraciado com honrarias e o título de Cidadão Honorário em cidades como Funilândia, Contagem e Betim. Foi Professor Honoris Causa pela Universidade de Alfenas (UNIFENAS) e pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA).

Atuou como Secretário Geral da PUCMinas, Secretário Municipal da Educação e da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Contagem-MG, além de Chefe de Gabinete da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Recebeu diversas honrarias, incluindo a Medalha de Honra da Inconfidência e a Grande Medalha do Mérito Educacional do Estado de Minas Gerais, em reconhecimento à sua contribuição à educação no estado.

Marco Antônio de Resende, professor agraciado no Prêmio Heley de Abreu Silva Batista de Educação (Reprodução/ CEE-MG)

Marco Antônio de Resende, professor agraciado no Prêmio Heley de Abreu Silva Batista de Educação (Reprodução/ CEE-MG)

Marco Antônio de Resende

Indicação: Câmara de Planos e Legislação

Servidor de carreira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) desde 2001, assumiu em 2004 a Diretoria de Organização e Atendimento EscolarNo mesmo ano, foi efetivado como professor na Secretaria de Educação de Contagem, onde leciona Matemática na Educação de Jovens e Adultos.

Atualmente, é mestrando em Educação e tem mais de 20 anos de experiência como diretor na SEE. Ao longo de sua carreira, tem sido reconhecido pelo conhecimento das normas educacionais e por sua dedicação ao Sistema de Ensino de Minas Gerais. 

Maria Guilhermina Nogueira, professora homenageada no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Reprodução/ CEE-MG)

Maria Guilhermina Nogueira, professora homenageada no Prêmio Heley Abreu Silva Batista de Educação (Reprodução/ CEE-MG)

Maria Guilhermina Nogueira

Indicação: Plenário

Graduada em Pedagogia com especialização em Inspeção Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1976. Iniciou sua carreira no ensino público como Professora Primária, com lotação na Escola Estadual Amélia Josefina Keesen. Em 1990, ingressou no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), onde ocupou o cargo de Assistente Administrativo, sendo promovida ao cargo de Diretora II em 2001. Sua aposentadoria no cargo efetivo foi publicada em dezembro de 2014, mas ela continuou atuando como Superintendente Técnica do CEE até dezembro de 2016.

Maria Guilhermina participou de diversas comissões de avaliação de cursos superiores em instituições educacionais de Minas Gerais e representou o CEE-MG como Superintendente Técnica em reuniões do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE), realizadas em vários estados.

*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por