A quinta-feira (3) em Belo Horizonte promete ser de muito calor e baixa umidade relativa do ar. De acordo com a Defesa Civil, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro com temperatura elevada, baixa umidade relativa do ar e névoa seca, à tarde. A temperatura mínima foi de 20°C, a máxima estimada é de 35°C.
A umidade relativa mínima deve ficar em torno de 15% no período da tarde, contribuindo para o “clima de deserto” que a capital está passando. Com isso, as pessoas podem sofrer com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça.
Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Metrópole em alerta
A capital está sob alerta onda de calor nos próximos dias. As temperaturas devem ficar até 5°C acima da média climatológica mensal (28°C), podendo chegar a mais de 35°C. O tempo seco também seguirá na cidade. O comunicado é válido até sexta-feira, 4 de outubro.
Veja as recomendações durante o tempo quente e seco:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Onda de calor
A nova onda de calor atinge várias regiões do Estado. Nesta quinta, o tempo segue estável em grande parte de Minas, por causa da atuação de uma grande massa de ar seco e quente continental. Conforme a previsão, haverá forte calor e baixos índices de umidade relativa do ar nos próximos dias, o que exige atenção inclusive em BH e Região Metropolitana. Céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro com névoa seca.