
Dois novos vereadores vão iniciar os mandatos na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Wagner Messias Silva, conhecido como “Preto”, que concorreu pelo (União Brasil), e Professora Nara (Rede Sustentabilidade), irão ocupar as cadeiras deixadas por César Gordin e Wesley Moreira, ambos eleitos pelo Pros. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE).
Segundo o TRE, nesta quinta (21) ocorreu a audiência de retotalização de votos das eleições municipais de 2020. Cabe agora à Câmara Municipal de Belo Horizonte dar posse aos novos vereadores, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira (25).
Perda de mandatos
Em 12 de março, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceram que o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) cometeu fraude à cota de gênero na disputa por cargos na Casa Legislativa.
Com a decisão unânime, foram anulados todos os votos atribuídos ao Pros e aos seus candidatos. Com isso, Gordim e Weslei tiveram os mandatos cassados.
Essa é a segunda vez que ocorre a retotalização de votos para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. E, segundo o TRE, novamente em razão de anulação de votos por fraude à cota de gênero.
Em março de 2023, o TSE decidiu que o PRTB, que elegeu um vereador, também cometeu a irregularidade ao lançar quatro candidaturas falsas.
Por meio de nota, a Câmara informou que "assim que a Câmara for oficialmente notificada, a convocação para posse será publicada no Diário Oficial do Município".
Leia mais: