A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta grave nesta quarta-feira (4), alertando para o risco elevado de deslizamentos e desabamentos nas regiões Oeste, Pampulha, Leste, Noroeste e Barreiro. Devido às fortes chuvas que atingem a cidade, a previsão é de que o alerta permaneça até a próxima sexta-feira (6).
A situação mais crítica é a da região Oeste, que está em alerta vermelho, indicando risco iminente de deslizamentos. As demais regiões estão em alerta amarelo, com risco moderado.
"A população deve redobrar a atenção para sinais como rachaduras nas paredes, inclinação de postes ou árvores, e áreas alagadas. É fundamental evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios", alertou a Defesa Civil.
Para hoje, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais que podem superar 50 km/h. A temperatura mínima foi de 18,9°C, a máxima estimada é de 28°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 70% à tarde.
O que fazer em caso de emergência?
Caso o morador observar alguns destes sinais, deve deixar imediatamente o imóvel e ligar para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais de deslizamentos
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Inclinação de poste ou árvores
- Muros e paredes estufados
- Estalos
- Recomendações da Defesa Civil
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
- Coloque calha no telhado da sua casa
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água
- Não jogue lixo ou entulho na encosta
- Não despeje esgoto nos barrancos
- Não faça queimadas
EMISSÃO DE ALERTAS
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.