O serviço de meteorologia da Cemig está prevendo um fim de semana com pancadas de chuvas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de boa parte do Estado. A previsão foi anunciada pelo meteorologista Artur Chaves de Paiva Neto, que disse que a capital recebeu, entre a noite de quinta-feira (5) e a madrugada desta sexta-feira (6), uma precipitação de 33,8 milímetros de chuvas, correspondentes a 11% de toda a previsão de chuvas para este mês de dezembro.
Essa precipitação, que teve sua intensidade aumentada das 2 às 3 horas da madrugada, foi acompanhada por muitas descargas de raios. Segundo registros da meteorologia, foram registrados 20 raios. Não foram feitos registros de descargas do solo para as nuvens.
A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que foram registradas sete ocorrências de queda de árvores, que caíram sobre ruas e avenidas da capital. Ocorreram. ainda, dois casos de desabamentos de muros, um de inundação e uma pessoa ficou ilhada. Um dos casos que mereceu mais atenção aconteceu dentro do pátio de uma revendedora de veículos, localizada na avenida Raja Gabaglia, no bairro São Bento, região Centro-Sul de BH.
No local, Uma árvore de grande porte foi arrancada do chão pela força dos ventos e caiu sobre sete veículos estacionados. O forte temporal provocou ainda pane em semáforos, que ficaram desligados ou ficaram com defeito, provocando grandes transtornos para o tráfego em várias vias da capital.
O meteorologista da Cemig disse que o temporal que caiu na madrugada foi dos mais fortes desde meados deste ano. Ela fazia parte de uma frente fria originária do Rio Grande do Sul, que provocou fortes chuvas.
"O período de chuvas acontecidas das 2 às 3 horas da madrugada foi o mais intenso, com o registro mais elevado de milímetros, enquanto na noite de quinta-feira, das 22 até as 23 horas, a chuva foi mais fraca, com 5,2 milímetros", informou o meteorologista Artur Chaves de Paiva Neto.
"Temos uma previsão de que este mês de dezembro e janeiro próximo serão períodos bem chuvosos", disse. A previsão para o Estado, com precipitações à tarde, foi anunciada também pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que informou chuvas para as regiões Sul, Noroste e Nordeste, no sábado e domingo.
Raio
O município de Andradas, no Sul de Minas, foi o que mais recebeu descargas elétricas nas últimas 24 horas, com um total de 193 raios, segundo informou o serviço de meteorologia da Cemig. Enrico De La Via, assessor da prefeitura local, disse que chuva que caiu na região não havia provocado nenhum transtorno.
O serviço de meteorologia da Cemig possui pesquisa indicando que, neste ano, Minas Gerais teve 593.306 descargas elétricas, de janeiro a outubro passado, com destaque para Uberaba, atingido por 9.922 raios. O município de Belo Horizonte foi atingido, no período, por 749 descargas.