Motoristas que passam pela MG-010, no vetor Norte de Belo Horizonte, devem ter paciência nos próximos dias. A rodovia passa, a partir desta quinta-feira (9), por obras de revitalização da sinalização horizontal e vertical e dos dispositivos de segurança viária.
As intervenções devem durar 120 dias, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A primeira parte será no trecho entre o viaduto da Vilarinho até o km 19 da MG-010. Hoje, primeiro dia dos trabalhos, o tráfego de veículos funcionou em meia pista no sentindo Confins, causando congestionamento.
Do outro lado, sentido BH, onde eram feito a recuperação do asfalto, as obras também ocupavam uma pista, mas não apresentava congestionamento. A expectativa é de que o fluxo de veículos aumente no decorrer da tarde, podendo causar lentidão no trânsito.
Segundo o DER, em função dos serviços, motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. A orientação para quem se dirige ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, é sair um pouco mais cedo de casa.
Obras
A revitalização da sinalização horizontal e vertical e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 quilômetros de vias. Fazem parte do pacote, além da MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 quilômetros, a LMG-800, no acesso para Lagoa Santa, com 4,24 quilômetros e em 20 quilômetros da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo.
De acordo com o Governo de Minas, haverá, também, melhorias nas marginais entre o trevo da Vilarinho até o entroncamento da MG-424 e no segmento até o túnel da Cidade Administrativa. O investimento é mais de R$ 8 milhões.
Na quinta e na sexta-feira (10), as obras serão executadas entre os km 12 e 18 da MG-010, das 8h30 às 17h, no sentido aeroporto. Periodicamente, o DER-MG vai informar sobre o andamento dos serviços e alteração no tráfego da via.