Faltando 25 dias para o início de operação do sistema BRT da avenida Cristiano Machado, instrutores que vão treinar motoristas a operar os ônibus tiveram, somente nesta segunda-feira (20), o primeiro contato com o veículo e uma das estações, no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte. A capacitação “prática” do modal, que exigirá nova conduta de usuários e motoristas para evitar acidentes, se estende até o fim da semana.
Apenas após esse módulo, os instrutores serão encarregados de multiplicar os conhecimentos com 2.260 motoristas (1.450 municipais e 810 metropolitanos) e 1.290 agentes de bordo (830 da capital e 460 da Grande BH). O treinamento teórico foi iniciado no último dia 7.
A simulação foi feita com dois ônibus. Os veículos desciam pela avenida, no sentido Venda Nova, e paravam na estação União. Lá, era feita a parada e as pessoas desembarcaram na cabine. Depois, seguia até a altura da rua Jacuí e fazia o retorno para o sentido Centro na Cristiano Machado, na pista lateral dos carros, até o viaduto da avenida José Cândido da Silveira, para repetir o trajeto.
A BHTrans informou que o prazo foi planejado e haverá tempo hábil para que todos os profissionais estejam aptos a operar o novo sistema. O programa tem seis módulos, divididos de acordo com as funções, e contará com temas como comportamento, segurança, conhecimento sobre o ônibus e o sistema de tecnologia e informação do BRT, prática de direção e procedimentos operacionais.
Porém, há quem discorde, como o presidente da ONG SOS Mobilidade Urbana, José Aparecido Ribeiro. Para ele, o tempo é “extremamente curto” para conscientizar os usuários sobre as mudanças previstas.
Mão-inglesa na Carandaí
Conforme antecipado pelo Hoje em Dia na edição desta segunda-feira, a avenida Carandaí, na esquina com Afonso Pena, no Centro, terá mão inglesa. A BHTrans convocou uma entrevista coletiva para esta terça-feira (21), quando vai detalhar as intervenções no cruzamento. Essa será a oitava mudança de circulação na cidade em menos de três meses. Só em janeiro foram cinco. A última grande alteração havia ocorrido na década de 80.
Segundo a empresa que gerencia o tráfego da cidade, o objetivo da mudança na Carandaí é melhorar a mobilidade e a circulação do BRT na região hospitalar. Operários da prefeitura isolaram com meio-fio uma das faixas de rolamento, ao lado do Parque Municipal.