Transporte público

Principal reclamação dos usuários de ônibus é o não cumprimento do quadro de horário, diz PBH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
24/02/2023 às 18:45.
Atualizado em 24/02/2023 às 21:02

Descumprimento do quadro de horário é a principal reclamação dos usuários de ônibus em Belo Horizonte, segundo relatório divulgado pela Prefeitura da capital nesta sexta-feira (24).

Em janeiro foram registradas 1.426 ocorrências desse tipo. O aplicativo WhatsApp é o principal canal de denúncias dos usuários, recebendo 73% das demandas, de acordo com a PBH. As demais reclamações foram recebidas pelo sistema BH Digital.

O relatório informou ainda que todos os contatos dos usuários foram encaminhados para resolução e/ou verificação. E que os temas foram tratados com os consórcios do transporte público da capital e também alvo de autuações.

Outras notificações também resultaram em ofícios às empresas, demanda por treinamento dos profissionais e medidas corretivas por parte dos consórcios, como conservação de veículo e comportamento de motoristas.

Fiscalização e repasses 
Também nesta sexta, PBH anunciou que realizou apenas o pagamento parcial do subsídio de janeiro às empresas de ônibus.

Segundo o Executivo municipal, o pagamento parcial ocorreu devido ao descumprimento, por parte dos consórcios, do acordo de manter o número mínimo de viagens no mês. Foram pagos R$ 4,8 milhões dos R$ 10 milhões previstos no contrato.

A PBH afirmou que o processo de acompanhamento das atividades das empresas de ônibus passa por apuração, análise, validação e, por fim, o repasse dos recursos previstos no contrato.

"A Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) recebe o relatório consolidado do mês, realiza a análise de todos os critérios da prestação do serviço, efetua a validação em conformidade com a legislação”, explicou a Prefeitura, que ressaltou que o repasse é integral apenas se todos os critérios forem atendidos.

Usuários podem fazer reclamações sobre o transporte público de BH por meio do WhatsApp (31) 98472-5715.

Em nota o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informou que janeiro e julho são considerados períodos de férias ou dias atípicos, que há uma redução de demanda de passageiros e, portanto, das viagens.
Disse ainda que o período entre 26 de dezembro e 31 de janeiro tem queda de mais de 6% das viagens. 

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