(Omar Freire/Imprensa MG)
Com a proximidade do início dos Jogos Olímpicos, cerca de 100 funcionários do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) participaram de treinamento sobre sensibilização sobre ameaças a grandes eventos. Organizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle, os atendentes das linhas 190, 197 e 193 foram instruídos sobre como reagir em cenários de ameaças terroristas.
“Não estamos livres desse tipo de acontecimento e é preciso dar uma resposta rápida, ágil e com qualidade para o cidadão”, conta Raquel Myrrha, gerente do Ciad. “Os atendentes e os despachantes precisam estar preparados para o atendimento que envolva possíveis ameaças terroristas ou ações suspeitas”.
Durante uma das palestras, o capitão do Exército Marcus Vinícius Monteiro Castro destacou que os atendentes dos números de emergência devem ter uma sensibilidade redobrada com as ligações que recebem durante as Olimpíadas. “Os terroristas deixam brechas e nós precisamos ter a capacidade de identificar este tipo de elemento”, afirmou.
Para os Jogos Olímpicos Rio 2016 são esperados mais de 15 mil atletas de 206 países, além de dezenas de milhares de profissionais de imprensa e bilhões de expectadores do mundo inteiro. Em Belo Horizonte, que sedia partidas de futebol, são esperados entre 15 a 20 mil turistas.
Por esses motivos, o treinamento focou também na descrição do modo de agir dos “lobos solitários” - terroristas que agem por conta própria e independem de comando ou liderança organizacional.
O treinamento aos atendentes contou também com palestras de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Agência Brasileira de Inteligência.
(*) Com informações da Agência Minas