Profissionais se unem para revitalizar asilo em BH

Letícia Alves - Hoje em Dia
Publicado em 18/11/2014 às 07:45.Atualizado em 18/11/2021 às 05:03.
 (EUGÊNIO MORAES/ HOJE EM DIA )
(EUGÊNIO MORAES/ HOJE EM DIA )
Designers, arquitetos e paisagistas belo-horizontinos estão engajados na readequação dos 20 cômodos do Lar das Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha, na região Leste da capital. Os 25 profissionais escolheram o espaço para uma repaginação completa da casa em que moram 18 senhoras. A transformação é resultado de uma união simples: decoração e solidariedade em prol dos mais necessitados. 
 
O nome não poderia ser outro: Décor Solidário, uma aposta da designer de interiores Fabiana Visacro e da agência Mão Dupla Comunicação. Tudo começou em outubro, quando Fabiana encontrou um time de profissionais renomados, que resolveu abraçar a iniciativa.
 
Hoje, cada ambiente possui um projeto definido e as obras já estão a todo vapor. O terraço, primeiro local contemplado, terá uma área gourmet e um lavabo. Quando finalizado, as obras passam para a cozinha. O resultado do trabalho será entregue no dia 1º de dezembro, como presente de Natal antecipado para as idosas. 
 
“Por meio da decoração, iremos levar mais qualidade de vida para elas. Otimizando os espaços, conseguimos torná-los mais produtivos. Através da beleza, também melhoramos a autoestima”, afirmou Fabiana Visacro. 
 
Depois da cozinha, o refeitório ganhará novas cores com o projeto da arquiteta voluntária Deusicléia Horta. “Será mais lúdico, alegre e convidativo. O local terá cadeiras de vários modelos, vasos com fuxico e bordados”. 
 
A boa notícia é que essa será apenas a primeira edição do projeto. A ideia dos organizadores é contemplar uma instituição anualmente.
 
LAR
 
Construído em 1994, o lar filantrópico conserva as marcas do tempo. Nos quartos, os tijolos do teto ainda estão à mostra e, nos banheiros, os azulejos se encontram desgastados. “Chegou em boa hora. Vai se tornar um lugar mais bonito e acolhedor para as idosos”, destacou a representante da instituição, Sônia Marina Alves Silva. 
 
Juraci da Cruz, de 73 anos, aguarda ansiosa a repaginação no quarto. A transformação irá garantir um lugar adequado para as bonecas de tecido, feitas com muito cuidado por ela. “Os arquitetos falaram que vai ter uma estante para elas. Vai ficar muito bonito”, disse.
 
Qualquer pessoa pode contribuir
 
Para que o projeto seja concluído, toda ajuda é bem-vinda. O Décor Solidário precisa de mão de obra para as mais variadas atividades, como pintura, por exemplo. 
 
Empresas e pessoas físicas também podem doar latas de tinta, roupas de cama, plantas, adornos e móveis. Informações pelo decorsolidario@gmail.com ou pelo facebook.com/decorsolidario. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por