Programa que busca reduzir perdas de água será lançado nesta quinta pela Copasa

Hoje em Dia
Publicado em 04/02/2015 às 18:47.Atualizado em 18/11/2021 às 05:54.
Será lançado, nesta quinta-feira (5), o programa “CaçaGotas”, no Distrito Leste da Copasa, localizado na rua Itapagipe, no bairro Concórdia, na região Nordeste da capital. De acordo com a companhia, o programa, que será direcionado para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá o objetivo de diminuir o índice de perdas de água, que atualmente, chegam a 40% da água tratada, incluindo desde vazamentos no percurso entre a distribuição e o consumidor até ligações clandestinas, “os gatos”.
 
Conforme o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, o “CaçaGotas” contará com 40 equipes de campo, cada uma com dois integrantes, especializadas no combate ao vazamento. Segundo o diretor, o programa irá reduzir o tempo de ação para interrupção do vazamento que hoje, na média, é de 9 horas. Ele afirmou ainda que houve um reordenamento na orientação das ações de campo pelas equipes operacionais direcionando o foco da ação para resolver o problema no menor tempo possível.
 
A Copasa explicou que uma das principais causas de vazamento é a pressão d’água elevada nas redes em função do relevo da capital mineira. Obras de terceiros que danificam as tubulações subterrâneas da companhia também estão entre os principais motivos.
 
A identificação de ligação clandestina, o “gato”, que contribui para a perda de água, também será uma das prioridades das 40 equipes. Apenas em 2014, a Copasa identificou 1.044 ligações clandestinas, o que dá uma média de 20 irregularidades identificadas a cada semana.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por