Foi colocado no ar na manhã desta terça-feira o site do Carnaval oficial de Belo Horizonte, com informações sobre blocos de rua, escolas de samba, programação em equipamentos públicos e história da festa na capital. Além disso, a partir de sexta, o folião poderá contar com um aplicativo com dados sobre localização de blocos, banheiros químicos, transporte público, wi-fi gratuito, serviços e ônibus gratuitos que vão trafegar pelas regiões com maior número de fluxo de foliões e avenida do Contorno.
Toda a estrutura será planejada para atender o público de 2,4 milhões de foliões que é esperado pela Belotur. Serão 413 desfiles de blocos, 10 mil diárias de instalação de banheiros químicos, cerca de 9.400 ambulantes cadastrados e envolvimento de aproximadamente 4 mil servidores municipais. O investimento inicial é de R$ 5 milhões, sendo metade de custos operacionais da Belotur e outra metade de recursos do patrocinador. Os custos de órgãos como SLU e BH Trans ainda não foram contabilizados.
A BH Trans prometeu aumentar a circulação de coletivos durante o feriadão de Carnaval, com itinerários planejados especificamente para a época, sem que a passagem de blocos tenha interferência sobre os trajetos. Ou seja, os moradores de Belo Horizonte terão de ficar atentos para as mudanças que devem ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.
A Prefeitura também preparou quatro palcos para o Carnaval, que serão montados na Praça da Estação, avenida Brasil (próximo à praça Floriano Peixoto), rua Guaicurus (com montagem após o desfile do Então, Brilha) e Parque Municipal (no dia 26, com programação voltada para o público infantil). A programação ainda não foi divulgada no site.
Para garantir a segurança da saúde dos foliões, também serão disponibilizadas 50 ambulâncias e algumas delas vão acompanhar os principais blocos. A Prefeitura planeja ainda criar três postos médicos, que devem ser montados na Savassi, no Centro e na região hospitalar. A intenção é desafogar o atendimento nos postos de saúde e pronto-atendimentos da cidade.