Projeto pretende fazer da Barragem Santa Lúcia um novo cartão-postal

Igor Guimarães - Hoje em Dia
17/04/2014 às 07:41.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:09

(Frederico Haikal)

Autor do projeto que deu formas ao Parque Ecológico da Pampulha e de inúmeras propostas consagradas de requalificação urbanística, o arquiteto Gustavo Penna aceitou um novo desafio: transformar a barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no mais novo cartão-postal da cidade.

A origem da ideia partiu não da administração pública, mas de associações que representam 60 mil habitantes de bairros como São Bento, Santa Lúcia, Vila Paris, Luxemburgo, Santo Antônio e Cidade Jardim, além do próprio aglomerado Santa Lúcia.

Penna pretende estruturar o espaço, de forma que sintetize a diversidade dos frequentadores, provenientes, na maioria, do morro e de bairros de classe média (veja entrevista ao lado).

Primeiro passo

Presidente da Associação de Amigos do Parque Barragem Santa Lúcia, o jornalista Eustáquio Augusto dos Santos acredita que, com o projeto em mãos, a viabilização acontecerá de forma natural. Segundo ele, existe apoio político e econômico, da comunidade e da própria prefeitura. “Estamos dando o pontapé inicial no empreendimento. Já conversamos com muita gente, inclusive o prefeito”.

Dentre os apoiadores está o deputado Fred Costa (PEN). A execução do empreendimento, sugere ele, poderia ocorrer a partir de uma parceria público-privada (PPP) ou decorrer de contrapartidas a novos investimentos no vetor sul da cidade. Um terceiro caminho seria incluir o projeto no escopo do Nova BH, operação urbana da prefeitura que pretende mudar a forma de ocupação na capital.

“A concepção arquitetônica é um passo fundamental para o projeto da barragem. A magnitude desse projeto, que tem potencial para se tornar um ponto turístico, não é somente do ponto de vista arquitetônico, mas também social, já que envolve a coletividade dos moradores do aglomerado e dos bairros”, diz o deputado.

A prefeitura não tem projeto similar de revitalização do local. A Fundação de Parques Municipais informa que, assim que o projeto de Gustavo Penna estiver pronto, a presidência do órgão deverá ser contactada para a apresentação da ideia. A análise passará também pelo crivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por