Foi lançado nesta quarta-feira (18) o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o Transporte Metropolitano sobre Trilhos, que deverá ligar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, ao hipercentro de Belo Horizonte. Por meio do PMI, empresas, universidades e pessoas físicas vão poder sugerir alternativas de transporte sobre trilhos.
O PMI será concluído em até 120. Esse será o prazo para o governo decidir qual tecnologia será usada para o projeto, que tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte e no Vetor norte da região Metropolitana.
Os interessados em participar devem entregar os estudos em até 45 dias. A exigência é que o transporte seja sob trilhos. Além disso, é necessário que os estudos incluam a interligação ao BRT e às linhas de ônibus existentes na região e ao metrô.
Depois da análise dos estudos, a próxima etapa será a elaboração do projeto executivo. Após esse processo, serão anunciados os prazos e custos finais do projeto, que deverá ser desenvolvido por uma Parceria Público-Privada (PPP).