Bem-estar

Projeto sobre alimentação saudável é desenvolvido em Contagem com ajuda da Faculdade Kennedy

Alunos do curso de Nutrição ajudam a elaborar cardápios, participam de palestras e gravam vídeos

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/10/2024 às 17:10.Atualizado em 23/10/2024 às 19:38.

Incentivar uma alimentação adequada e saudável é o principal objetivo de um projeto desenvolvido em Contagem, na Grande BH. Além de estimular o consumo de produtos nutritivos e frescos, a iniciativa busca evitar o desperdício. A ação é da Prefeitura e conta com parceiros, como o curso de Nutrição da Faculdade Kennedy, em Belo Horizonte.

Dentre as ações realizadas estão a elaboração de cardápios, palestras e gravações de vídeo com orientações, que são direcionadas não só para os equipamentos públicos - restaurante popular, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos - como para toda a população.

O projeto leva o nome de “Alimentação adequada e saudável: cuidando do hoje e do amanhã". A parceria entre a prefeitura e a Kennedy foi firmada em agosto de 2024.

"A Faculdade participa nos restaurantes com algumas ações de educação alimentar e nutricional. São ministradas palestras e gravados vídeos informativos, chamados de 'Momento Saúde'”, explica a professora Melissa Luciana de Araújo, preceptora do estágio de nutrição social.

A docente destaca a importância do projeto na formação dos estudantes. “Qualifica o aluno de Nutrição para que depois de formado, ele tenha a capacidade técnica de assumir diferentes cargos que a área da nutrição social exige. Nosso intuito no estágio de nutrição social é possibilitar aos alunos diferentes vivências”.

A aluna Edlayla Alexandre participa ativamente na construção dos roteiros de gravação dos vídeos. “A gente está tendo essa vivência prática e de uma forma aplicável à população. Porque muitas vezes vemos o assunto na teoria, mas não sabemos o real cenário dessa situação”.

Alisson Mendes também cursa Nutrição na Faculdade Kennedy e foi um dos palestrantes do projeto. “Sinceramente, fiquei muito nervoso. Mas a experiência foi muito legal. Tenho vontade de ser professor e ter essa vivência com um assunto tão importante é fundamental”.

Outubro Saudável

A Prefeitura de Contagem, desde o fim de setembro, tem promovido uma série de ações e palestras a respeito da promoção ao direito à alimentação adequada e saudável, alinhando ações tanto para o público externo quanto para os servidores.

Nos restaurantes populares, os usuários são o público-alvo. As atividades ocorrem das 10h30 às 14h, durante o funcionamento normal do serviço.

“Quem frequenta os restaurantes populares pode pedir ao atendente que coloque mais ou menos alimento ou, até mesmo, não coloque. Dessa maneira, não haverá desperdício, proporcionando às pessoas se alimentar de forma adequada”, acrescenta a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e de Agroecologia de Contagem, Cida Miranda.

VEJA FOTOS DO PROJETO

Alunos participam de eventos do Outubro Saúdavel (Melissa Luciana de Araújo)

Alunos participam de eventos do Outubro Saúdavel (Melissa Luciana de Araújo)

Alunos participam de eventos do Outubro Saúdavel (Melissa Luciana de Araújo)

Alunos participam de eventos do Outubro Saúdavel (Melissa Luciana de Araújo)

Alunos participam de eventos do Outubro Saúdavel (Melissa Luciana de Araújo)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por