O Programa Meio Passe Estudantil (Auxílio Transporte Escolar) criado pela Prefeitura de Belo Horizonte estendeu suas inscrições até o dia 31 de outubro, beneficiando alunos do ensino médio e também estudantes do EJA (Educação de Jovens Adultos) que residem a mais de um quilômetro da escola. Em 2014, 9.979 pessoas já estão sendo beneficiadas, o que corresponde a 71,2% das vagas disponibilizadas para o período. 4.021 (28,8%) benefícios ainda estão disponíveis.
O Auxílio Transporte Escolar (Meio-passe estudantil) é um benefício da Prefeitura de Belo Horizonte, que subsidia 50% do valor das tarifas, pagas no percurso de ida e volta entre a residência e a escola do aluno beneficiário. Esse benefício pode ser utilizado através do Cartão BHBUS Benefício Estudantil, sendo válido apenas para o serviço de transporte público coletivo de passageiros de Belo Horizonte (em linhas de ônibus gerenciadas pela BHTRANS) e linhas do metrô.
Do total de auxílios concedidos este ano, 49% representam novos benefícios e 51% renovações de benefícios concedidos nos anos anteriores. O programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e é acompanhado pelo COMATE (Conselho Municipal do Auxílio de Transporte Escolar), composto por representantes da Prefeitura, BHTRANS, Transfácil e entidades estudantis AMES (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas) e UBES (União Nacional dos Estudantes Secundaristas).
Instruções para as inscrições:
1 - Acessar o site meiopasse.pbh.gov.br, realizar a pré-inscrição e imprimir o formulário preenchido;
2 - Procurar uma das unidades de atendimento presencial nas regionais ou BH Resolve levando os documentos necessários para validar o requerimento eletrônico;
3 - Receber o protocolo do sistema SacWeb para acompanhamento de sua solicitação;
4 - Aguardar a 1ª resposta de sua solicitação por e-mail, caso tenha cadastrado e-mail durante a solicitação, ou acompanhar, através do código da solicitação ou cpf, por meio do telefone 156 ou no site www.pbh.gov.br/sac
5 - Aguardar o recebimento da comunicação por e-mail, caso tenha cadastrado no sistema, ou continuar acompanhando o andamento até obter a resposta final sobre o deferimento ou indeferimento do benefício e seguir as instruções contidas na mensagem.
(*Com informações da PBH)