O PSOL oficializou as pré-candidaturas de Lorene Figueiredo ao governo de Minas, tendo como vice Ana Paula Azevedo, e Sara Azevedo ao Senado, durante convenção realizada nesse sábado (30) em Belo Horizonte. O partido também oficializou as pré-candidaturas para deputados estaduais e federais.
A convenção contou com afiliados e representantes de movimentos. Entre eles, Cacau Pereira, presidente do PSOL-MG. “Em Minas Gerais, a polarização política não tem a mesma intensidade da polarização entre Lula e Bolsonaro. E, como não há uma alternativa de esquerda colocada, decidimos apresentar candidaturas próprias do PSOL que possam expressar esta alternativa. E esse papel é fundamentalmente encarado por mulheres.”
Ele também criticou a direita e disse que os movimentos anunciados na convenção são fundamentais no cenário atual no país. “Esta eleição, particularmente, se configura como determinante na história brasileira. Ela pode significar, ou não, estancar o avanço que a extrema direita está tendo, com massacre aos direitos sociais, às liberdades e à democracia brasileira.”
Ana Azzevedo, presidenta do PSOL Ribeirão das Neves, também esteve presente e ressaltou a força da mulher negra. “No PSOL encontrei a pluralidade de pessoas que eu buscava, principalmente com a participação de mulheres negras. São elas que me fortalecem a cada dia. Estamos aqui para construir e fazer uma caminhada potente, de fé e com a força feminina.”