Motoristas que passam pela rodovia MG-020, altura do bairro Ribeiro de Abreu, na região Nordeste de Belo Horizonte, precisam redobrar a atenção para fugir de uma “armadilha” no asfalto. Uma cratera no meio da pista aumenta os riscos de acidentes na via. Nesta sexta-feira (2), o Hoje em Dia flagrou uma mulher cair da garupa de uma moto e dois carros com os pneus estourados após passarem pelo trecho.
Em menos de 10 minutos no local, foi possível registrar os acidentes na via. O piloto da moto avistou o buraco e tentou reduzir a velocidade. Entretanto, mesmo devagar, a mulher que estava na garupa acabou caindo. Logo atrás vinha um caminhão-baú que, ao perceber o acidente, tentar parar, sendo possível ouvir o barulho da frenagem.
A mulher conversou com a equipe, pediu para não ser identificada, e contou que acionou o transporte por aplicativo e se machucou ao cair. Apesar de sentir dores no braço esquerdo, ia voltar na casa, próximo dali, para trocar de roupa e seguir viagem.
Minutos depois, a reportagem registrou mais um acidente. Um carro preto, modelo sedã, passou pela via e não reduziu a velocidade antes de passar pelo buraco. O pneu estourou na hora. Na sequência, um veículo prata teve o mesmo prejuízo.
Motoristas enfrentam congestionamento
Na manhã de hoje, motoristas que passavam pelo local enfrentaram um congestionamento de 2 km, por conta da armadilha, que forçava os veículos a reduzirem a velocidade.
O buraco é um problema recorrente dos motoristas que passam pelo local. A Em setembro de 2023, o Hoje em Dia também flagrou acidentes provocados pela “cratera”. Antes disso, em março, o trecho já era “inimigo” dos motoristas locais.
A estrada não tem acostamento, o que complica a vida dos motoristas em acidentes como os registrados. Responsável pelo trecho da rodovia, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) informou que o problema na MG-020 ocorre em função de lixo e entulho de construção que são jogados nas valetas.
"Desta forma, incapacitam o funcionamento do sistema de drenagem. Além dos resíduos, há o fluxo de esgoto que escorre para a pista e contribui para desagregar o pavimento". Segundo o órgão, o local será sinalizado e limpo. Com relação ao reparo, a expectativa é que o tráfego esteja normalizado na semana que vem..
*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão