14 mil vagas

Quer vender adereços e bebidas no Carnaval? BH abre cadastro de ambulantes; veja como participar

Podem se credenciar pessoas com 18 anos ou mais que residam em BH

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/01/2025 às 08:31.
Cadastro dos ambulantes será feito até 26 de janeiro (Léo Lara/Divulgação)
Cadastro dos ambulantes será feito até 26 de janeiro (Léo Lara/Divulgação)

O cadastramento de ambulantes que poderão trabalhar no Carnaval de BH começou nesta quinta-feira (23). A prefeitura da capital mudou as regras para a folia deste ano, após filas, tumulto e muita reclamação no evento de 2024. Serão disponibilizadas 14 mil credenciais, e a inscrição será realizada de forma on-line até 30 de janeiro, ou até que todas as vagas sejam preenchidas, pelo endereço eletrônico ambulantesbh.com.br

Nesta quinta e na sexta (24), os cadastros estão reservados exclusivamente aos caixeiros já inscritos na PBH e portadores do Certificado da Pessoa com Deficiência. O cadastramento será aberto para o público geral no sábado (25). 

Podem se credenciar pessoas com 18 anos ou mais que residam em BH. Durante a inscrição on-line, os interessados devem enviar uma foto ou fazer upload (nos formatos PDF, JPG ou PNG) de um dos seguintes documentos: identidade (antiga ou nova), habilitação (antiga ou nova), Carteira de Trabalho, passaporte ou carteira de conselho de classe. A comprovação de residência deve ser feita por meio do envio de contas de água, luz, telefone ou internet, além do Título de Eleitor ou Cartão Único do SUS. Importante ressaltar que serão aceitos apenas documentos legíveis. 

Para facilitar o cadastramento on-line para aqueles que não têm acesso à internet, a PBH disponibilizará 55 Pontos de Inclusão Digital para os interessados. A lista com a localização destes centros pode ser conferida no Portal Belo Horizonte. 

Entrega e uso das credenciais

Os ambulantes precisarão comparecer pessoalmente apenas no momento da retirada da credencial, que ocorrerá entre 5 e 12 de fevereiro, no Mercado da Lagoinha. Será necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro. 

Serão disponibilizadas 2 mil senhas diariamente, seguindo a ordem de chegada. Na ocasião, acontecerá um treinamento e serão distribuídas as credenciais nominais para cada cadastrado. As dúvidas sobre todo o processo de cadastramento e credenciamento podem ser enviadas para o endereço eletrônico diretoria.belotur@pbh.gov.br. 

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 15 de fevereiro e 9 de março – período oficial da folia na capital - desde que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas, a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos, a vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público. 

'Análise detalhada'

Segundo a PBH, foi feita uma análise detalhada, com o objetivo de determinar um número ideal de credenciais que não apenas atenda às necessidades dos foliões, mas também possibilite a geração de renda durante o período carnavalesco.  

Serviço 
Cadastramento de Ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2025
Data do cadastro on-line: das 10h de 23 de janeiro às 16h59 do dia 30, ou até acabarem as vagas.
Data para a entrega da credencial: de 5 a 12 de fevereiro, das 8h às 17h, exceto no domingo, dia 9.
Local da entrega da credencial: Mercado da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte)
Endereço eletrônico para o cadastramento on-line: ambulantesbh.com.br (o link será ativado no dia 23 de janeiro, às 10h)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por